quinta-feira, 15 de outubro de 2009

RELATÓRIOS DAS OFICINAS REALIZADAS EM SETEMBRO.

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Marcílio
Estado: Santa Catarina Município: Tubarão
Nº de cursistas: 07
Mês de referência: Setembro/ 2009

RELATÓRIO GESTAR II

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
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Encontro presencial do dia 01/09/2009
Local: EEB FRANCISCO BEMJAMIN GALLOTTI - TUBARÃO-SC

Chegou setembro e com ele, mais um encontro com os cursistas do Gestar. Foi mais um dia especial de interação pedagógica, de socialização de conhecimentos de ações práticas do TP6. Neste dia, discutimos alguns tópicos sobre produção textual, especificamente da dissertação. Aproveitamos o momento para trabalharmos mais a elaboração do projeto de leitura, pois os cursistas ainda estavam “preocupados” com este assunto. Antes, porém, socializamos uma mensagem de Claret,que dizia o seguinte: “A linguagem cria uma imagem do mundo. Construímos nosso pensamento com os tijolos da linguagem como um arquiteto constrói uma casa..” a fim de introduzirmos nossa mensagem sobre este tema.
Como era o dia do centenário do Hino Nacional, em conjunto com a turma da formadora Patrícia, exibimos o slide “o hino patrocinado” no intuito de mostrar o efeito das linguagens no texto e verificar o poder argumentativo, “satírico” e contestador nos textos. O slide provocou um produtivo debate sobre uma possível visão desrespeitosa em um símbolo nacional. Após várias inferências, realizamos uma leitura de uma matéria publicada no Diário do Sul sobre a interpretação do hino e o excesso de inversões sintáticas e a riqueza semântica nele existente.
Finalmente, entramos no tópico principal do encontro: os projetos de leitura. Recebemos o trabalho realizado pelas cursistas Rozelaide e Jussara. Ambos estavam dentro do modelo e das ações que havíamos sugerido. Tiramos algumas dúvidas que ainda pairavam sobre algumas partes e fixamos as datas para a entrega dos projetos e da publicação dos relatórios das atividades de leitura.
No momento seguinte, convidamos o professor e vereador Dura para proferir uma palestra sobre os impactos ambientais que a indústria fosfateira trará para a região. Idealizamos este momento, até para trabalharmos a argumentação no TP6. Como ambientação para este assunto, lemos o texto de Luiz Fernando Veríssimo “Verão de 92” que trata das influências catastróficas da poluição.
A palestra foi muito importante para nós professores trabalharmos com os alunos a preservação da vida e provocarmos um debate “alimentador para o poder argumentativo” dos alunos. Após recebemos um farto material para consulta, o vereador, que tem sido um incansável batalhador pela vida ecológica de nossa região se despediu, solicitando o empenho de todos os professores para que divulguem esta idéia.
O encontro foi concluído com os formadores deixando as tarefas para seus respectivos cursistas,ou seja, trazer os relatórios das ações do TP6 na próxima oficina, dia 08 de setembro..

Pontos positivos do encontro: os momentos de debate.



RELATÓRIO GESTAR II

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
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Encontro presencial do dia 08/09/2009
Local: EEB FRANCISCO BENJAMIN GALLOTTI - TUBARÃO-SC

Mais um encontro presencial, mais expectativas, mais aprendizagens. O TP 6 é riquíssimo, afinal, o tema produção textual sempre foi o foco do trabalho lingüístico. Aprendemos o português para nos expressarmos bem, para argumentarmos com clareza e objetividade e as unidades 21 e 22 ressaltam bem este apaixonante assunto.
Começamos o encontro com a mensagem problematizadora“: o que é mais influente linguisticamente falando: a tese, a argumentação ou a persuasão” ?”
Expusemos os objetivos da oficina: Ter mais subsídios para aplicação das atividades sobre leitura e produção textual e proporcionar ao professor mais recursos pedagógicos sobre argumentação e linguagem. Apresentamos slides sobre “velhos ditados e novos tempos.” Apresentamos os vários tipos de argumentação. Cada grupo apresentou uma atividade, fundamentando cada um dos tipos de argumentos. Após cada apresentação, várias inferências eram feitas, enriquecendo o tema.
Após o café, cada turma se dirigiu para as suas salas com os formadores. Neste segundo momento, os professores expuseram seus projetos de leitura, já com alguma ações que estão sendo feitas nas escolas. Em seguida, lemos o “ampliando nossas referências” da página 59 e resolvemos a atividade 14 da página 38.
Os cursistas apresentaram os relatórios dos “avançando na prática” das unidades 21 e 22: argumentação e linguagem e produção textual: planejamento e escrita. Lemos tópicos importantes das páginas 43, 50 e 54, além do “ampliando nossas referências” da página 59. Ao finalizar o encontro, verificamos a satisfação dos cursistas em terem alcançado o objetivo do encontro. Passamos as próximas atividades do TP 6, unidades 23 e 24 ( O processo de produção textual: revisão, edição e literatura para adolescentes.), cujos relatórios serão apresentados dia 22 de setembro.

Pontos positivos do encontro: A troca de idéias entre os cursistas sobre o tema.





RELATÓRIO GESTAR II

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
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Encontro presencial do dia 15/09/2009
Local: EEB FRANCISCO BEMJAMIN GALLOTTI - TUBARÃO-SC


Chegamos a mais um encontro do Gestar. Novos conhecimentos e interações pedagógicas nos esperava, pois as leituras do TP 6 são simplesmente fascinantes, afinal, produzir um texto, organizar idéias, argumentar são as ações importantíssimas dentro do ensino da língua.
Com o objetivo de obter mais subsídios para aplicação das atividades sobre leitura e produção textual, proporcionando ao professor mais recursos pedagógicos sobre argumentação e linguagem, iniciamos mais este rico momento pedagógico.
Abrimos o momento pedagógico com a mensagem “ Sabedoria e inteligência têm o mesmo significado? Qual é a diferença entre o sábio e o inteligente?”
Cada professor e formador fez suas considerações sobre este assunto, registrando os tópicos mais importantes, em forma dissertativa. Na realidade, estávamos há exercitando o aspecto argumentativo, um dos temas deste TP.
Realizamos a leitura do texto da página 21 “iniciando nossa conversa”, socializamos os conhecimentos sobre este tema. Durante a leitura houve muitas inferências sobre recursos coesivos e coerência textual.
Após o café, simulamos alguns exercícios do “avançando na prática” das seções 1,2 e 3, da unidade 22.
Finalizamos o encontro, deixando a tarefas para a próxima oficina: relatar as ações aplicadas em sala de aula e trazer os projetos de leitura.
Assim transcorreu mais uma oficina do Gestar II.


RELATÓRIO GESTAR II

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
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Encontro presencial do dia 22/09/2009
Local: EEB FRANCISCO BEMJAMIN GALLOTTI - TUBARÃO-SC

Dia 22 de setembro. Já estamos quase no fim do mês. As atividades aumentam e os conhecimentos também. Mais um encontro do Gestar acontece com os cursistas sempre participativos.
Neste dia, iniciamos nosso encontro, como sempre, com uma mensagem, sempre no intuito de abrir as discussões dobre o tema das unidades 22 e 23 :“produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição. A mensagem foi a seguinte ‘’ O ato de ler e escrever deve ser recíproco. Lemos e escrevemos para a socialização, para a interação, para a construção de uma perfeita comunicação.”
Lemos os textos “ história sem pé nem cabeça” , “O gosto pela leitura” e “Não à redação e sim à produção de textos’ e realizamos atividades interpretativas sobre eles..Recolhemos os projetos de leitura, com comentários dos cursistas sobre o ato de ler e interpretar. Lemos o “iniciando nossa conversa” na página 73 e o planejamento da página 77, com as suas respectivas atividades. Após o intervalo, os cursistas apresentaram os relatórios das atividades realizadas em sala de aula na semana anterior.
O ponto alto do encontro foi a riqueza e a empolgação com que os professores viram em seus alunos, após os exercícios.
Finalizando o encontro, expusemos algumas experiências com produção textual realizadas na EEB Henrique Fontes, tais como os projetos “sínteses na sala de aula” e ‘’ Memórias textuais”, desenvolvido com alunos de sétimas e oitavas séries.
A última atividade foi deixar as tarefas para a próxima oficina, dia 29 de setembro, já com o TP 1.


RELATÓRIO GESTAR II

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
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Encontro presencial do dia 29/09/2009
Local: EEB FRANCISCO BEMJAMIN GALLOTTI - TUBARÃO-SC

Última oficina de setembro. Nossa, esse mês passou “voando”. Os cursistas estão adorando o estudo do TP 1. é como estivessem iniciando todo um estudo lingüístico.
Iniciamos nosso encontro, tecendo alguns comentários sobre dialetos e registros e fazendo algumas correções no TP, as quais foram sugeridas pelos orientadores no na segunda etapa do Gestar realizada em Balneário Camboriú,trocando algumas nomenclaturas, como por exemplo, “registro” por “idioleto” e não mais empregar a expressão “norma culta”, usando agora “norma padrão”. Neste estudo, também substituímos o texto “ampliando nossas referências” da página 44 a 49 pelo “semântica e pragmática” de Marcos Bagno, entregue em uma fola por nossa coordenadora Teia. Também discutimos com os cursistas e formadores algumas expressões de “baixo calão”que estão sendo usadas pelos alunos em seus grupos e, infelizmente, trazendo para o contexto escolar. Com este assunto, verificamos o que é adequado e inadequado, o que é aceitável e inaceitável pelo padrão lingüístico.
Como não era dia de explanação de relatórios, o encontro fluiu rapidamente, na medida em que as inferências se tornavam mais acaloradas e consistentes.
Atendemos as dúvidas dos cursistas sobre a unidade 1 “variantes lingüísticas: dialetos e registros” e suas respectivas seções.
Deixamos como tarefa para os professores a execução do projeto de leitura e os respectivos relatórios das ações realizadas em sala de aula.
Os professores saíram satisfeitos de mais este encontro pedagógico.

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