domingo, 4 de outubro de 2009

Planejamentos sistemáticos do mês de setembro.

PLANEJAMENTOS SISTEMÁTICOS / GESTAR II

Dia 01/09/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti

1. Elaboração dos projetos de leitura . ( Ver modelos em anexo.)
2. Unidade 21 (ampliando nossas referências).
3. Leitura e interpretação de um texto de LF Verissimo.
4. Palestra sobre impactos ambientais da "futura fosfateira".
5. Entrega de material e socialização de frases argumentativas,( página 40. )

////////////////////


PLANEJAMENTOS SISTEMÁTICOS / GESTAR II

Dia 08/09/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti


Mensagem problematizadora sobre “argumentação”. *
Socialização de conhecimentos com as quatro turmas unidas
Slides sobre “socialização e TP , velhos ditados, novos tempos.”.
Tipos de argumentação
Leitura “Ampliando nossas referências” p. 59
Atividade 14. página 38/ Exercícios 1 a 4..
Verificação dos projetos de leitura.
Leitura do “ampliando nossas referências..
Relatório das ações realizadas em sala de aula ( avançando na prática das seções...)


Objetivos:
Ter mais subsídios para poder ensinar o trabalho com textos argumentativos.
Proporcionar ao aluno recursos coesivos e argumentativos..
Efetivar um trabalho relativo à leitura, lingüisticamente coerente.


“O que é mais influente linguisticamente falando: a tese, a argumentação ou a persuasão” ?”

Tipos de argumentos:
a) Senso comum
b) Autoridade
c) Por exemplos
d) Provas concretas
e) Raciocínio lógico

///////////////


PLANEJAMENTOS SISTEMÁTICOS / GESTAR II

Dia 15/09/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti


01. Mensagem motivação e sabedoria.
02. Leitura do ‘iniciando nossa conversa” p. 21
03. Resolução da atividade 1, página 15.
04. Discussão dos objetivos da atividade proposta.
05. Estratégias de recursos argumentativos.
06. Aplicação dos “avançado na prática” das seções da unidade 22


Objetivos:
Ter mais subsídios para aplicação das atividades sobre leitura e produção textual.
Proporcionar ao professor mais recursos pedagógicos sobre argumentação e linguagem.


“ Sabedoria e inteligência têm o mesmo significado? Qual é a diferença entre o sábio e o inteligente?”

( autor anônimo)

////////////////

PLANEJAMENTOS SISTEMÁTICOS / GESTAR II

Dia 22/09/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti

Assuntos: Produção textual: planejamento e escrita ( Unid. 22 )
O processo de produção textual: revisão e adição. (Unid 23)

01. Mensagem problematizadora sobre “planejamento”. *
02. História sem pé nem cabeça.
03. Inferências sobre o texto.
04. Leituras:
- O Gosto pela leitura.
- Não à redação, e sim à produção de textos.
O5. Projeto de leitura ( comentário )
06. Iniciando nossa conversa.. p.73
07. O planejamento... p. 75
08. Apresentação dos relatórios e ações do “avançando na prática.”
09. Projeto. “ Sínteses na sala de aula” e ‘’ Memórias”
10. Passar tarefa para o TP 1. ( Apresentação dia 06/10)


((( Slides Etapa II – B.Camboriú. )
Slides 38, 39, 40, 41, 42,...

" O ato de ler e escrever deve ser recíproco. Lemos e escrevemos para a socialização, para a interação, para a construção de uma perfeita comunicação.”



////////////////

PLANEJAMENTOS SISTEMÁTICOS / GESTAR II

Dia 29/09/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti

Assunto: Linguagem e cultura. TP1 ( Planejamento de estratégias).

01. Mensagem sobre * “dialetos e registros”
02. Correções de textos do TP1.
03. Leitura do “ampliando nossas referências” das páginas 44 a 49.
04. Correções de algumas expressões.
05. Leitura do texto “Sintaxe e semântica” de Marcos Bagno
06.. Discussão de idéias do texto.
((( Slides Etapa II – B.Camboriú. )
Slides 38, 39, 40, 41, 42,...

Objetivos:
- Ampliar referências e domínio sobre o tema “ gramática e
lingüística”
- Saber aplicar conhecimentos gramaticais à leitura e produção textual.


* “ A gente não sabemos mais falar o português.. a gente não sabe mais escrever. Só teclar.. VC NAUM CONCORDA CUM ISSU. ?? “

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário