PLANEJAMENTOS SINTÉTICOS / GESTAR II
Dia 06/10/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti
Assunto: Linguagem e cultura. TP1 ( Planejamento de estratégias).
13:30 – INÍCIO COM MENSAGEM SOBRE O TEMA.
01. Mensagem musical sobre “variantes lingüísticas, dialetos e registros”. (
Sala de vídeo)
02. Socialização de conhecimentos com as quatro turmas unidas. *
15.00 – Retorno das equipes para suas salas para continuidade dos
trabalhos.
03. Verificação dos projetos de leitura. ( Cada turma com seu formafor)
04. Leitura do “iniciando nossa conversa.” p.13 e “Os dialetos do
português.”p 19
05. Relatório das ações realizadas em sala de aula ( avançando na prática
das seções...)
06. Tarefas para a próxima oficina.
Objetivos: Ter mais subsídios para poder trabalhar com registros linguísticos.
Proporcionar ao aluno recursos dialetais e suas diferenças..
Efetivar um trabalho dinâmico relativo à variação linguística.
Beijão e espero ansiosamente por todas vocês.
Obs. Este planejamento sistemático poderá ser alterado
Levarei meu violão para cantarolarmos canções que explorem o tema estudado.
SOCIALIZAÇÃO DAS TURMAS
- Mensagem sobre o tema:
- Saudosa maloca.
- Vídeo “Entrevista Jô Soares” sobre regionalismos.
- Vídeos “Chico Bento” e “Orador de direito.”
Atividades para serem sorteadas.
1. Passar o texto do Nirso para a língua forma.
2. Dramatizar uma entrevista com linguagem formal e informa.
3. Elaborar um texto usando a linguagem jovem. ( expor no papel pardo).
4. Escolher uma das músicas abaixo para passar para a língua formal.
a) Inútil. ( Ultraje a Rigor.)
b) Chico Mineiro ( Tonico e Tinoco)
c) Saudosa maloca ( Adoniran Barbosa)
/////////////////
PLANEJAMENTOS SINTÉTICOS / GESTAR II
Dia 13/10/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti
Assunto: Linguagem e cultura. TP1 ( Planejamento de estratégias).
13:30 – Apresentação do tema .
01. Planejamento para a Mostra pedagógica.
02. Situação do formafores
03. Transporte dos cursistas
04. Reprogramação das oficinas.
05. Planejamento para a oficina do dia 20/10.
Objetivos: Ter mais subsídios para poder trabalhar com registros linguísticos.
Proporcionar ao aluno recursos dialetais e suas diferenças..
Efetivar um trabalho dinâmico relativo à variação linguística.
Beijão e espero ansiosamente por todas vocês.
///////////
PLANEJAMENTOS SINTÉTICOS / GESTAR II
Dia 20/10/ 2009
Local: EEB Francisco Benjamin Gallotti
Assunto: O texto como centro das experiências do ensino da língua (.3)
A intertextualidade ( 4 )
013:30 – INÍCIO COM MENSAGEM SOBRE O TEMA.
01. Mensagem musical sobre “parodia das classes gramaticais” e o rap dos
verbos.
02. Transparências sobre as unidades 3 e 4.
03. Iniciando nossa conversa ( p.97 )
04. Definindo nosso ponto de chegada. (p.98)
05. Texto das páginas 100 e 101.. (
06. Atividades A e b
07 Slides dobre textos e textualidade. ( somente algumas partes.)
08. Apresentação dos relatórios das atividades realizadas em sala.
09. Trabalho em grupo ( socialização das quatro turmas.)
10. Tarefas para a próxima oficina.
Objetivos: Ter mais subsídios para poder trabalhar com registros linguísticos.
Proporcionar ao aluno recursos dialetais e suas diferenças..
Efetivar um trabalho dinâmico relativo à variação linguística.
Beijão e espero ansiosamente por todas vocês.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário