domingo, 6 de setembro de 2009

Reltório reflexivo

RELATÓRIO REFLEXIVO DO TP6
Marcílio Alano
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A leitura e os processos de escrita não só identificam e caracterizam a capacidade lingüística de uma pessoa, como também a capacitam para uma perfeita comunicação. Disso, ninguém duvida. No entanto, trabalhar este importante tópico ainda se constitui num dilema, principalmente quando adentramos nos detalhes mais intrínsecos da produção textual dissertativa. Este é o tópico principal dos cadernos de teoria e prática número seis, um dos mais importantes estudos deste Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar.
Na realidade, este assunto ( leitura e produção textual) já havia sido iniciado no TP4, quando já abordava os primeiros passos para uma perfeita elaboração de idéias textuais.
No Tp5, este tema voltou a ganhar destaque, com a estilística, a coesão textual e a lógica textual. Por este motivo, ao estudar as unidades 21 e 22, formadores, cursistas e alunos já estavam com uma bagagem considerável, com conhecimentos já sistematizados.
Neste estudo, percebeu-se uma focalização expressiva num dos pontos mais importantes nos textos dissertativos: a argumentação, em seu sentido restrito. O tema “corpo e saúde” serviu exatamente para caracterizar o poder de elaboração de um perfeito exercício de argumentativo. Aliás, este tema surgiu exatamente num momento em que nossa cidade vivia um clima delicado, em ternos de saúde pública, com a pandemia da gripe tipo A e a conseqüente suspensão temporária das aulas. Nossos professores cursistas souberam muito bem explorar este tema, coma os “avançando na prática” das referidas unidades. Explorando teses e argumentos que tratavam dos cuidados que devemos ter com a saúde, todos aproveitaram bem os exercícios também dos AAAs ( atividades de apoio à aprendizagem) para elucidar os tópicos das várias seções. Este estudo relacionado ao tema, evidenciou os argumentos baseados em provas concretas, mesmo que os textos não frisassem conteúdos dentro da prevenção. No entanto, o próprio momento fez o estudo. Da mesma forma, os argumentos de autoridades foram bem fundamentadas, quando ouvia-se pelos meios de comunicação as entrevistas com médicos e especialistas no assunto.
Enfim, numa reflexão sucinta deste trabalho pedagógico, podemos caracterizar como altamente proveitoso este estudo.









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