sábado, 25 de julho de 2009

MÚSICAS DE AUTORES BRASILEIROS DIRECIONADAS À APRENDIZAGEM...

A MÚSICA NA SALA DE AULA – INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
____________
Leia, reflita, cante e responda as questões.

Pacato Cidadão
Skank
Composição: Samuel Rosa E Chico Amaral

Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização
Pacato Cidadão!É o Pacato da Civilização...

Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia..dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta TV
Tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira
Saber querer
Tudo bem, dissipação
De vez em quando é "bão"
Misturar o brasileiroAaaaai!
Com alemãoPacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta sujeira
Nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje
Tem que limpar
Se você não gosta dele
Diga logo a verdade
Sem perder a cabeça
Sem perder a amizade...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da civilização
Pacato Cidadão!É o Pacato da civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
----------------------
Leia atentamente o texto “Pacato cidadão “ e responda: .

INTERPRETAÇÃO
1. O “eu lírico” no texto ...
a) conversa com um cidadão pacato c) é o próprio pacato cidadão
b) é o autor que age como cidadão pacato d) alguém que age só à luz do sol

2. A expressão “ tramo à luz do sol” neste texto refere-se
a) aos planos do eu lírico sobre a realidade diária. b) aos planos utópicos do autor sobre sua vida.
c) aos trabalhos sobre a guerra em que ele batalhou. d) ao trabalho escravo a que todos são submetidos

3. O significado da expressão “pacato cidadão” no texto é:
a) um homem puro b) um homem agitado c) um homem moderno d) um homem simples

4. O texto apresenta uma linguagem:
a) subjetiva e pessoal c) objetiva e impessoal d) em prosa e verso e) dissertativa

5. Qual é o significado da expressão “c’est fini la utopia” ? “Utopia” também deve ser explicada.

6. “ Sua perpetuação foi indiscutível, mas tem algumas controvérsias.
Dê o significado e a função sintática das palavras sublinhadas e destacadas na frase acima:
a) perpetuação: significado: função sintática:
b) controvérsia: significado: função sintática :

7.. Sublinhe o(s) verbo(s), e escreva nos parênteses, ao final de cada período as siglas PS, PCC ou
PCS, se forem: Período .Simples, P. Composto por Coordenação ou P. Composto por Subordinação:

a) Ele acha que é um cidadão honesto. ( )
b) O brasileiro sabe distinguir a honestidade da corrupção e de outros males. ( )
c) Eu já sei que nós teremos muito que aprender com a reforma ortográfica. ( )
d) O presidente Lula tem oitenta por cento de aprovação em seu governo . ( )
e) Ele comprou a passagem de volta e retornou à cidade natal. ( )

8 Nos períodos abaixo, circule os verbos, separe as orações por barras / e sublinhe apenas as orações subordinadas, classificando-as conforme uma das designações abaixo, escrevendo nos parênteses: OSS Subjetiva, OSS Objetiva direta ou OSS Objetiva indireta nos parênteses.

a) É preciso que nos comuniquemos mais na sala de aula. ( )

b) Nós achamos que iríamos ao encontro hoje à noite. ( )

c) Lembrei-me de que os alunos não tinham estudado para a prova. ( )

d) Você não vê que eu preciso de ajuda? ( )

e) É preciso que tenhamos mais paz em nossas famílias. ( )

////////////////////

Texto 1 -

Vai Trabalhar Vagabundo Chico Buarque
Composição: Chico Buarque

Vai trabalhar, vagabundo
Vai trabalhar, criatura
Deus permite a todo mundo
Uma loucura
Passa o domingo em familia
Segunda-feira beleza
Embarca com alegria
Na correnteza
Prepara o teu documento
Carimba o teu coração
Não perde nem um momento
Perde a razão
Pode esquecer a mulata
Pode esquecer o bilhar
Pode apertar a gravata
Vai te enforcar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar
Vê se não dorme no ponto
Reúne as economias
Perde os três contos no conto
Da loteria
Passa o domingo no mangue
Segunda-feira vazia
Ganha no banco de sangue
Pra mais um dia
Cuidado com o viaduto
Cuidado com o avião
Não perde mais um minuto
Perde a questão
Tenta pensar no futuro
No escuro tenta pensar
Vai renovar teu seguro
Vai caducar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar
Passa o domingo sozinho
Segunda-feira a desgraça
Sem pai nem mãe, sem vizinho
Em plena praça
Vai terminar moribundo
Com um pouco de paciência
No fim da fila do fundo
Da previdência
Parte tranquilo, ó irmão
Descansa na paz de Deus
Deixaste casa e pensão
Só para os teus
A criançada chorando
Tua mulher vai suar
Pra botar outro malandro
No teu lugar
Vai te entregar
Vai te estragar, vai te enforcar,
Vai caducar, vai trabalhar, Vai trabalhar
_________________

Texto 2 -
Como é duro trabalhar!!
(( Toquinho e Vinícius )

Fui caminhando, caminhando
À procura de um lugar
Com uma palhoça, uma morena
E um cantinho pra plantar
Achei a terra, vi a casa
Só faltava capinar
Mas sem o colo da morena
Quem sou eu pra me abusar
E lá vou euParo aqui, paro acolá
E lá vou eu Como é duro trabalhar
E vou cantando, tiro moda
Faço roda no arraial
Busco a morena de olho em calda
Cheiro de canavial
E bico essa, bico aquela
Vou bicando sem parar
Mas não tem mais moça donzela
Que mereça eu me abusar

////////////////////////
Para que o eu lírico procura um lugar?

As “paradas” que o eu lírico faz no texto adquire um sentido de .......

O verbo “bicar” no texto assume que significado?

Há alguma relação entre os dois textos? Exemplifique.

Elabore um texto dissertativo, tomando com tema os dois textos lidos..

//////////////////////////
Inútil
A gente não sabemos Tem gringo pensando Escolher presidente Que nóis é indigenteA gente não sabemos
Tomar conta da gente Inútil, a gente somos inútil..A gente não sabemos Inútil, a gente somos inútil Nem escovar os dente Inútil... ( Trechos da música “ Inútil” de Roger Moreira, Ultraje a Rigor)
Re-escreva o texto, passando-o para linguagem formal, mudando, se possível, algumas expressões.

//////////////////////////////////////


O Caderno
( Autor: Toquinho )

Sou eu quem vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá em todos os desenhos coloridos vou estar a casa, a montanha, duas nuvens no céu e um sol a sorrir no papel Sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver lhe acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver Serei de você confidente fiel, se seu pranto molhar meu papel Sou eu que vou ser seu amigo, Vou lhe dar abrigo, se você quiser Quando surgirem seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel O que está escrito em mim comigo Ficará guardado, se lhe dá prazer A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer Só peço a você um favor, se puder Não me esqueça num canto qualquerINTERPRETAÇÃO
1. Sobre a forma e o conteúdo do texto, podemos afirmar que ele:
a) está escrito em verso e retrata uma realidade diária vivida por um estudante.
b) está escrito em prosa e retrata uma ficção vivida por um personagem também ficcional.
c) está escrito em verso e relata situações vividas por algo que age como personagem.
d) está escrito em crônica e retrata uma ficção vivida por um personagem também ficcional

2. O conteúdo do texto apresenta :
a) situações emotivas e fictícias com um objetivo definido...
b) um comentário de um aluno sobre seu caderno e a vida escolar.
c) uma crônica de alguém descrevendo seu caderno.
d) uma narração de um estudante sobre seu caderno.

3. O eu lírico é:
a) Toquinho b) uma mulher d) um estudante e) o caderno

4. Os primeiros versos do texto exprimem que o eu lírico
a) tem o desejo de ser um caderno bem caprichado.
b) deseja sempre ter um caderno em sua vida
c) sempre escreve nos cadernos e diários da vida.
d) convive com a pessoa em toda a vida estudantil.

5. Crie um texto dissertativo, cujo título é: “ Se meu caderno falasse...”
No texto, você escreverá como se seu caderno pudesse falar... o que ele diria sobre
seu estudo? Estaria contente com o “capricho” que você dá a ele? Use o máximo
de sua criatividade. O texto deverá ter entre 10 e 15 linhas.
Faça primeiramente o rascunho em seu caderno..

////////////////////////////////////////////////////////////////



GESTAR II / TUBARÃO-SC
Turma : Formador Marcílio Alano /// http://aprendendocommusica.blogspot.com/


Deus e Eu no sertão
( Victor Chaves )

Nunca vi ninguém viver tão felizComo eu no sertãoPerto de uma mata e de um ribeirãoDeus e eu no sertãoCasa simplesinha, rede pra dormirDe noite um show no céuDeito pra assistirDeus e eu no sertãoDas horas não sei, mas vejo o clarãoLá vou eu cuidar do chãoTrabalho cantando, a terra é a inspiraçãoDeus e eu no sertãoNão há solidão, tem festa lá na vilaDepois da missa vou, ver minha meninaDe volta pra casaQueima a lenha no fogãoE junto ao som da mataVou eu e um violãoDeus e eu no sertão...(3X)

//////////////////

INTERPRETAÇÃO / Sugestões:
Forma:
O texto está escrito em ...........................
Quantas estrofes há no texto.
Há trechos com rimas ? Quais ?
Por que não há pontuação correta no texto?
O texto, mesmo estando em forma de versos, tem características narrativas, descritivas, dissertativas, injuntivas ou preditivas?
____________
Conteúdo:
1. Há poesia neste texto musical? Justifique sua resposta.
2. O eu lírico sente-se feliz. Por quê ?
3. O eu lírico demonstra religiosidade. Cite um verso que justifique isso.
4. O texto apresenta características urbanas ou rurais? Responda, justificando...
5. De acordo com o texto, podemos afirmar que o eu lírico é:
a) um agricultor b) um cantor profissional
c) alguém que se parece com Deus d) alguém apaixonado

ASPECTOS GRAMATICAIS / Sugestões
1.
2.

PRODUÇÃO TEXTUAL / Sugestões
1.
2.
OBJETIVO DESTA ATIVIDADE: - Verificar o conteúdo poético no texto musical.
-
------------------- -

EEB HENRIQUE FONTES – TUBARÃO-SC
Avaliação de redação/ Prof. Marcílio Alano

Leia atentamente o texto musical abaixo e depois siga as recomendações sobre a elaboração de seu texto:

O Caderno
( Autor: Toquinho )

Sou eu quem vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá em todos os desenhos coloridos vou estar a casa, a montanha, duas nuvens no céu e um sol a sorrir no papel Sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver lhe acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver Serei de você confidente fiel, se seu pranto molhar meu papel Sou eu que vou ser seu amigo, Vou lhe dar abrigo, se você quiser Quando surgirem seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel O que está escrito em mim comigo Ficará guardado, se lhe dá prazer A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer Só peço a você um favor, se puder Não me esqueça num canto qualquer///////////////////////////////////

Elabore uma redação narrativa, seguindo as orientações abaixo:

Seu texto deverá:

- Ter o título: “ Se meu caderno falasse...”

- Predominar a linguagem subjetiva e tópicos descritivos.
- Ter, obviamente uma linguagem ficcional.
- Explorar o máximo a criatividade..
- Ter pequenas passagens de discurso direto e indireto
- Ser redigida à tinta.
- Contar com um mínimo de 15 e o máximo de 25 linhas..
- Encerrar com a frase: ‘” A partir daquele dia, ..........................................

Obs.: Não será aceita redação a lápis, nem em letra de forma.
Para que seu texto obtenha êxito, recomenda-se a utilização de um rascunho, o
qual deverá ser também entregue ao professor

Bom trabalho...


NTERPRETAÇÃO
1. Sobre a forma e o conteúdo do texto, podemos afirmar que ele:
a) está escrito em verso e retrata uma realidade diária vivida por um estudante.
b) está escrito em prosa e retrata uma ficção vivida por um personagem também ficcional.
c) está escrito em verso e relata situações vividas por algo que age como personagem.
d) está escrito em crônica e retrata uma ficção vivida por um personagem também ficcional

2. O conteúdo do texto apresenta :
a) situações emotivas e fictícias com um objetivo definido...
b) um comentário de um aluno sobre seu caderno e a vida escolar.
c) uma crônica de alguém descrevendo seu caderno.
d) uma narração de um estudante sobre seu caderno.

3. O eu lírico é:
a) Toquinho b) uma mulher d) um estudante e) o caderno

4. Os primeiros versos do texto exprimem que o eu lírico
a) tem o desejo de ser um caderno bem caprichado.
b) deseja sempre ter um caderno em sua vida
c) sempre escreve nos cadernos e diários da vida.
d) convive com a pessoa em toda a vida estudantil.

5. Crie um texto dissertativo, cujo título é: “ Se meu caderno falasse...”
No texto, você escreverá como se seu caderno pudesse falar... o que ele diria sobre
seu estudo? Estaria contente com o “capricho” que você dá a ele? Use o máximo
de sua criatividade. O texto deverá ter entre 10 e 15 linhas.
Faça primeiramente o rascunho em seu caderno..

/////////////

2 comentários: