sábado, 5 de dezembro de 2009

RELATÓRIOS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO/2009

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Unb

Decanato de Extensão - DEX

Centro Interdisciplinar de Formação Continuada.



GESTAR II - Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Marcílio Alano
Estado: Santa Catarina Município: Tubarão
Nº de cursistas: 07
Mês de referência: Novembro e Dezembro / 2009

RELATÓRIO GESTAR II// MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO/2009

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame

_____________
Encontro presencial do dia 03/11/2009
Local: EEB FRANCISCO BENJAMIN GALLOTTI – TUBARÃO-SC


As unidades 5 do TP2 ( A Gramática: seus vários sentidos e a frase e sua organização) foram tema de muitas discussões em outras oficinas. Em praticamente todas as oficinas, mesmo quando não queríamos, invariavelmente os assuntos gramaticais vinham á tona. Começamos nosso encontro, expondo os objetivos da oficina que eram ‘’caracterizar a gramática interna e o ensino prescritivo, a gramática descritiva e o ensino reflexivo, conceituar e identificar frase, além de estabelecer a diferença entre frase, oração e período.
Após esta apresentação, explanamos alguns quesitos importantíssimos sobre o processo avaliativo do Gestar. Frisamos bem que o sistema de avaliação no Gestar II é processual e formativo, e visa o mapeamento do desenvolvimento profissional e contínuo do professor. Também lembramos que o professor será avaliado, nas sessões presenciais coletivas, pelo material que produziu, pelo desempenho em sala de aula e por avaliações de conteúdo. Lembramos ainda que as avaliações processuais serão realizadas por meio das lições de casa ou das transposições didáticas – atividades didáticas – práticas a serem realizadas no período do curso e que serão analisadas e comentadas pelo formador. Quanto a essas orientações, não houve grandes interferências ou observações, pois os professores estavam ansiosos para apresentar os relatos das atividades desenvolvidas em sala de aula. Antes, porém, os cursistas relembraram a cobrança da tarefa, a qual deveriam que apresentar no início desta oficina: uma paródia sobre o tema ‘’ cuidados no trânsito’ ou sobre um assunto gramatical. Infelizmente, por problemas técnicos, não foi possível ser apresentado este trabalho. No entanto, fizeram a leitura do texto que os alunos haviam criado. Tendo em vista que o tema central da oficina era sobre gramática e seus vários sentidos, frase e organizações frasais, apresentamos uma música, a qual havíamos composto com os alunos das oitavas séries da EEB Henrique Fontes, sobre frase, oração e período, cujo refrão diz assim: ‘’ Oração é frase verbal, frase sem verbo é frase nominal, frase e período terminam num ponto final.’’ Após todos cantarem este refrão, foram iniciadas as explanações dos relatórios.
As cursistas Elaine Ghisi e Fabiana expuseram as atividades realizadas com a aula 1 do AAA2, página 13 ( versão do aluno), tendo como tema ‘’ Uma palavra só’’, com alunos de 6as e 7as séries da EEN Bernardo Schmitz, de Sangão. Rozelaide e Jussara relataram atividades desenvolvidas com o AAA 2, aula 4, refletindo sobre a língua, com atividades realizadas com alunos das sétimas e oitavas séries da EEM Manoel José Antunes e EEB São João Batista, de Tubarão e Capivari de Baixo, respectivamente. Finalmente, as cursistas: Elaine Cardoso, Ivaneide e Madalena relataram as atividades do ‘’avançando na prática’’ da página 17, com os alunos das oitavas séries da EEB Visconde de Mauá, realizando exercícios de construção frasal.
A oficina foi encerrada, com as últimas tarefas do TP2, com os professores com a responsabilidade de trazerem os avançando na prática ou os AAAs das unidades 7 e 8.
Assim transcorreu mais um encontro pedagógico do Gestar II, turma do formador Marcílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário