Encontro presencial do dia 24/11/2009
Local: EEB FRANCISCO BENJAMIN GALLOTTI – TUBARÃO-SC
Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
Assunto: Análise lingüística e análise literária.
Chegamos ás duas últimas unidades do TP2, os derradeiros da série. Ufa!.. Parece mentira, mas já se passaram cinco etapas, divididas em outras mais. Multiplicaram-se os aprendizados. Parece que foi ontem que estávamos no TP 1, com nossas expectativas, com nossas preocupações.. Chegamos á última oficina, na certeza do dever cumprido.
Bom, a última oficina de apresentação dos trabalhos iniciaram assim: Abrimos com a música Metáfora de Gilberto Gil, no intuito de mostrarmos a importância da linguagem figurada. Em consonância com os aspectos lingüísticos....
Em seguida, lemos a abertura da unidade 7, Arte, formas e função e realizamos a atividade da seção 1 ‘’arte e cotidiano.’’Os cursistas relembraram que já havíamos abordado este assunto no TP 5, quando falávamos sobre estilística.
Antes dos relatos das atividades, os cursistas responderam um questionário composto por cinco perguntas sobre o programa Gestar II, quanto aos três últimos TPs, ou seja, uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos neste segundo semestre, uma vez que já havíamos realizado este mesmo trabalho no final do primeiro semestre. Os responderam os questionamentos de forma rápida e tranqüila, sem interferências e opiniões orais. Após este trabalho,apresentamos um slide das duas últimas unidades, seguido da música Fantasia de Chico Buarque, cujo texto está na página 86. Após ouvirem e cantarem a música, os cursistas responderam os questionamentos sobre este texto musical.
O próximo passo foi a apresentação dos relatos orais e escritos sobre as duas últimas unidades:
As cursistas Elaine Ghisi e Fabiana expuseram as atividades realizadas com a aula 7 do AAA2, página 145 ( versão do professor), interpretando o poema ‘Uma cidadezinha qualquer’, de Carlos Drummond de Andrade. Segundo o relato da professora, os alunos conheceram a biografia do autor e realizaram uma pesquisa sobre a vida do autor. Também fizeram a comparação do texto com a realidade de uma cidade grande e finalizaram, produzindo poemas sobre sua cidade.
Rozelaide e Jussara relataram atividades desenvolvidas com a aula 8, refletindo sobre a importância da revisão do texto. Este trabalho está bem explícito na aula 8, versão do professor. Atividades realizadas com alunos das sétimas e oitavas séries da EEM Manoel José Antunes e EEB São João Batista, de Tubarão e Capivari de Baixo, respectivamente.
Finalmente, as cursistas: Elaine Cardoso, Ivaneide e Madalena relataram as atividades da aula 8, página 87 ( versão do aluno), sobre a linguagem dos poemas.
Após o intervalo, os cursistas dos quatro grupos reunidos, explanaram suas experiências com a apresentação dos melhores projetos de leitura. Foi um momento rico de idéias e explanações, pois houve muita troca de experiências neste momento.
Antes do encerramento, frisamos a importância de todos estarem presentes no próximo encontro, a fim de realizarmos uma avaliação dos trabalhos, culminando com uma confraternização.
Assim transcorreu mais um encontro pedagógico Gestar II, turma do formador Marcílio.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário