domingo, 5 de julho de 2009

Oficina pedagógica do dia 30 de Junho de 2009.

Última oficina do mês de Junho/2009


Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Marcílio Alano
Estado: Santa Catarina Município: Tubarão
Nº de cursistas: 10
Mês de referência: Junho/ 2009

RELATÓRIO GESTAR II

Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
_____________
Encontro presencial do dia 30/06/2009
Local: EEB HERCÍLIO LUZ – TUBARÃO-SC

Dia 30 de Junho de 2009, realizamos na sala de vídeo da EEB Hercílio Luz, mais um encontro pedagógico Gestar II / Língua Portuguesa, turmas de Tubarão-SC.
Como o tema da oficina do TP 5 é ‘Estilística e Estilos”, iniciamos o encontro com uma mensagem elaborada por nós, formadores, expressa da seguinte forma: “Cada um tem seu estilo e cada estilo fundamenta a identidade de todos. Dizer qual é o melhor estilo é tão complexo quanto definir os diferentes estilos de cada um..”
Na primeira etapa da oficina, decidimos reunir os quatro formadores com as respectivas turmas de professores, a fim de realizarmos uma atividade em conjunto e também verificar os diferentes estilos das turmas.
Ouvimos a música Metáfora, de Gilberto Gil e provocamos um breve debate a cerca da influência das figuras de linguagem, principalmente a metáfora e a metonímia na compreensão dos estilos individuais.Em seguida, lemos em conjunto o texto “os diferentes estilos” de Paulo Mendes Campos, complementada pela leitura do poema “Traduzir-se” de Ferreira Gular.
A etapa seguinte foi a mais rica, pois cada turma de professores, orientada por seus formadores, transpôs o texto verbal da letra do poema para uma linguagem não-verbal, efetivada através de cartazes, os quais seriam posteriormente, socializados.
Os grupos se apresentaram de forma muito criativa, sendo que a cada explanação era iniciada e finalizada pelos formadores. Neste trabalho, cada professor pôde verificar a riqueza de estilos, caracterizada pelas apresentações.

Fechamos as apresentações, ouvindo a música “Traduzir-se” de Raimundo Fagner, ou seja, o poema de Gular, em forma de música.

Em seguida, realizamos um breve intervalo e cada grupo de professor se dirigiu para suas respectivas salas com os formadores, a fim de dar continuidade à oficina, com os trabalhos diferenciados.

A turma de professores dirigida por este formador realizou, a partir daquele momento, os seguintes trabalhos: apresentação dos “avançando na prática” da unidade 17,sendo que cada professor relatou a experiência prática efetuada em sala de aula com o TP 5..Lemos o texto “iniciando nossa conversa” da página 69 sobre coerência textual e simulamos o primeiro “avançando na prática “ da seção 1 da unidade 18.

Antes de encaminhar as atividades para a próxima oficina, realizamos uma breve discussão sobre o projeto pedagógico de Gestar, cujas atividades terão início, já a partir do encontro do dia 07/07.

Finalizamos a oficina, distribuindo as atividades operacionais dos “avançando na prática” das unidades 17 e 18. Estas ações, os professores realizarão com seus alunos, sendo que os relatórios deverão ser apresentados na última oficina do mês, ou seja, no dia 14/07.

Os professores saíram do encontro satisfeitos com a socialização de conhecimentos aprendidos sobre Estilística.

Pontos positivos do encontro:
Mais uma vez ressalta-se a criatividade das ações desenvolvidas, tanto em sala de aula com os alunos, quanto na oficina. Os professores sugeriram que nas horas iniciais de cada encontro fosse proporcionada esta socialização com todos os cursistas juntos.

Pontos negativos: não houve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário