Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Marcílio
Estado: Santa Catarina Município: Tubarão
Nº de cursistas: 10
Mês de referência: Junho/ 2009
RELATÓRIO GESTAR II
Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria SteIia Beltrame
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Encontro presencial do dia 02/06/2009
Local: EEB HERCÍLIO LUZ – TUBARÃO-SC
Dia 02 de junho realizamos mais uma oficina de trabalhos pedagógicos do Programa Gestar II. O encontro, como sempre, vem ocorrendo na sala de vídeo da EEB Hercílio. No entanto, neste dia, por questões técnicas, ocorreu na biblioteca.
Iniciamos as atividades, como sempre, com uma mensagem musical relacionada ao tema. Desta forma, lemos, cantamos e interpretamos a música “ Como é duro trabalhar” de Vinícius e Toquinho. Os professores também sugeriram questões que poderiam ser relacionadas ao entendimento deste texto, tanto em sua forma quanto ao seu conteúdo.
Tentamos exibir o vídeo de Joseph Klimber, mas em virtude de problemas técnicos não foi possível executar este trabalho, que tinha como objetivo, verificar quertões específicas do trabalhão lingüístico.
Antes de iniciarmos a explanação das atividades realizadas pelos professores, lemos o “iniciando nossa conversa” sobre leitura. escrita e cultura. Também verificamos as questões do “definindo nosso ponto de chegada”, página 15, respondendo oralmente os questionamento sobre letramento e práticas de cultura local, alfabetização e escolarização.
Em seguida, os professores iniciaram a exposição dos relatórios das atividades práticas realizadas com suas turmas, inclusive, com a demonstração de trabalhos executados em sala de aula. Cada grupo explanou muito bem as atividades, sempre com inferências dos demais colegas.Realizamos uma leitura da introdução da Unidade 14, fazendo alguns comentários sobre a importância do ato de ler. Também foi feito um comentário sobre a seção 1 ( Onde está o significado do texto? ) e realizamos oralmente a atividade 1, da página 71.
Finalizando, encaminhamos a as ações para a próxima oficina, que será realizada dia 19/06, ou seja, os três “avançando na prática” da seção 15.
O encontro encerrou com os professores respondendo um questionário encaminhado por nossa supervisão..
Ponto positivo: a interação e envolvimento dos professores, a troca de experiências.
Ponto negativo: a desistência de uma cursista.
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Marcílio
Estado: Santa Catarina Município: Tubarão
Nº de cursistas: 10
Mês de referência: Junho/ 2009
RELATÓRIO GESTAR II
Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria Stelia Beltrame
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Encontro presencial do dia 09/06/2009
Local: EEB HERCÍLIO LUZ – TUBARÃO-SC
Dia 09 de junho realizamos mais um encontro da equipe de formadores e cursistas do Gestar II, nas dependências da EEB Hercílio Luz, em Tubarão SC.
Neste dia, não ocorreram relatos de atividades, práticas específicas das oficinas. O encontro teve como tópico principal, realização de atividades do TP4, atendimento aos cursistas com suas dúvidas específicas, elaboração de relatórios das oficinas e ações em sala de aula.
Também discutimos a fundamentação dos projetos multidisciplinares que serão iniciados a partir da próxima oficina.
Elaboramos atividades específicas relacionadas ao projeto, principalmente o levantamento de problemas pedagógicos que nortearão os projetos que serão realizados. Também ocorreram repasses de nossa coordenadora Maria Estela sobre a bolsa
financeira do MEC.
Esses foram os tópicos abordados em mais este encontro pedagógico.
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Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formador (a) Municipal/Estadual: Marcílio
Estado: Santa Catarina Município: Tubarão
Nº de cursistas: 10
Mês de referência: Junho/ 2009
RELATÓRIO GESTAR II
Professor formador: Marcílio Alano
Grupo de trabalho: Tubarão-Santa Catarina.
Coordenação Municipal: Maria Stelia Beltrame
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Encontro presencial do dia 16/06/2009
Local: EEB HERCÍLIO LUZ – TUBARÃO-SC
Dia 16 de junho, realizamos mais uma oficina pedagógica com o nosso seleto grupo de professores. Como o tema central da oficina eram as unidades 15 e 16 do TP (Mergulho no texto) e ( A produção textual – crenças, teorias e fazeres), iniciamos, como sempre o fazemos, com uma mensagem. Desta vez, escolhemos uma de Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, na sente esta sede.” Também escrevemos na lousa um outro
pensamento que dizia o seguinte: “ Ler não é somente decifrar signos linguísticos... é ir além disso,” de um alguém que ama a leitura. Estas duas frases introduziram nossas discussões sobre o tema deste TP: leitura e processos de escrita.
Da mesma forma, introduzimos nosso estudo sobre o tema, com um texto musical com “conteúdo”. Neste dia, atendendo a solicitação dos professores, levamos o texto “Deus e Eu no Sertão”, cuja música é sucesso atualmente, além de ser muito cantada pelos alunos. Este trabalho teve como objetivo, entender que a bela música também pode ter um belo sentido e, consequentemente uma rica compreensão textual.
Em seguida, aprofundamos nosso entendimento sobre alfabetização, letramento e escolarização, assunto este que ficou pendente da última oficina.
O próximo tópico visto nesta oficina foram as apresentações dos grupos de professores que expuseram suas práticas dos “avançando nas práticas” da unidade 15. Durante as apresentações, houve várias inferências sobre os objetivos de cada tópico.
Em seguida, lemos o “resumindo” da página 143, além de mostrar algumas sugestões de trabalhos sobre interpretação e produção textual, tomando como tema “ o lugar onde moramos, as nossas cidades.” Apresentamos também um trabalho intertextual com as músicas “O caderno” de Toquinho e Vinícius e “ “Eu é que pergunto para caneta,” de Gabriel, o pensador, página 161. Simulamos também o “avançando na prática” da unidade 16, página 133, explorando o texto narrativo com diálogo.
Retornamos nossas discussões sobre onde está o significado do texto, lendo a seção 1 da página 71 e resolvendo as respectivas atividades.
Finalmente, encaminhamos as tarefas para a próxima, oficina que será realizada em 30/06, com os mesmos grupos, estudando e se responsabilizando pela execução em sala de aula das seções 1, 2 e 3 da unidade 17, TP 5.
O próximo assunto a ser abordado neste TP será estilo, coesão e coerência textual, tema este importantíssimo para uma boa produção textual.
Estas foram as ações ocorridas em mais esta oficina, mais uma vez riquíssima de ações pedagógicas concretas.
Pontos positivos do encontro: A riqueza dos trabalhos desenvolvido pelos professores.
Pontos negativos: Não houve.
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