RELATÓRIO REFLEXIVO DO TP3
Autor: Marcílio Alano
_______________________________________
O caderno de Teoria e Prática número 3, o chamado TP 3 abriu nossos estudos nas oficinas pedagógicas neste programa de formação continuada para professores que atuam como professores das séries/ anos finais do Ensino fundamental.
O tema abordado é considerado um dos mais atrativos no estudo da língua portuguesa e se constitui num ponto de partida para todo e qualquer trabalho que explore competências e habilidades lingüísticas: Os gêneros e tipos textuais.
Este trabalho teórico-prático inicia na primeira unidade com a sistematização dos gêneros textuais e seu conhecimento intuitivo e sistematizado, com as seções específicas sobre classificação e aspectos sociocomunicativos. Na segunda unidade aborda os gêneros literários e não-literários, passando pela exploração poética e uma subclassificação do gênero poético, fundamentando a literatura de cordel.
Os tipos textuais, as seqüências tipológicas com destaque para as modalidades já conhecidas: descritiva, narrativa e dissertativa são tópicos explorados nas unidades 11 e 12, também abordando dois tipos até então desconhecidos para alguns professores cursistas: os tipos injuntivo e preditivo.
O caderno conclui com um estudo sistematizado de interrelação entre gêneros e tipos textuais, explorando também a intertextualidade entre os gêneros de texto.
Em todas as quatro unidades, há uma ampla bibliografia, além das conhecidas seções, as quais destaco as duas mais trabalhadas nas oficinas: indo à sala de aula e avançando na prática: tópicos que enaltecem o aspecto prático do tema abordado.
Este TP apresenta também, como sequências práticas, as atividades de apoio à aprendizagem, cadernos muito elogiados pelos cursistas, pois cada uma das oito aulas das unidades bem ratificam o caráter ilustrativo da praticidade do programa.
Portanto, o estudo destes tópicos constituiram-se em belos momentos interativos não só nos encontros presenciais, como também nas atividades em sala de aula. Neste estudo, pudemos “navegar” e viajar pelos maravilhosos caminhos textuais,bem exemplificados pela variabilidade tipológica muito bem fundamentada nos cadernos.
//////////////
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário