INTRODUÇÃO
Participar da equipe de formadores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar para mim constitui-se numa experiência positiva pois, após cada encontro realizado, saio enriquecido de ideias, graças aos estudos feitos nos cadernos dos TPs e da Atividades de Apoio à Aprendizagem mas, principalmente, através da troca de experências com os colegas. São momentos de extremo enriquecimento pedagógico, pois os relatos das execuções práticas e das construções coletivas me propiciam bagagem suficiente para uma capacitação cada vez mais necessáriaem e meu cotidiano escolar.
ENCONTROS REALIZADOS:
Nossos encontros com cursitas iniciaram-se no dia 14 de abril, com a realização de nossa primeira oficina.
Sistemática do primeiro encontro:
1ª. Parte : Salão nobre
1. Abertura
2. Composição da mesa, hino...
3. Apresentação do curso pela coordenadora
4. Apresentação dos formadores.
5. Orientações gerais e metodológicas do curso.
-----------------
2ª. Parte: Nas salas de aula:
6. Apresentação da turma ( dinâmica dos três nós), sendo que o professor se
apresenta por último, anotando os pontos importantes.)
7. Apresentação mais detalhada do Gestar II. ( lâmina.)
8. Apresentação dos cadernos. Cada cursista receberá:
Um guia geral ( orientações gerais).
Um caderno do professor..( Orientações específicas de aplicação ...)
Um TP ( Caderno de Teoria e Prática).
Um AAA ( versão do professor ) e
Um AAA ( versão do aluno).
( O guia e o caderno do professor são únicos, já os TPs e o AAAs, ou
seja os três últimos cadernos contém unidades diferentes de 1 a 6.)
9. Outras explanações sobre o andamento do curso;
- Leitura do Guia Geral, páginas 14, 15, 16 e 17.
- Cada professor escolherá uma turma de 5ª. a 8ª. série para aplicar o
programa.
- Disponibilizar o e-mail e o blog do formador.
- Anotar o e-mail de cada formador. Solicitar que os cursistas observem
seus e-mails e respondam o recebimento, podendo usar este artifício
para fazer questionamentos e observações.
- Processo de avaliação ( do professor e dos alunos)
- Frequência.
- Local dos encontros presenciais e dos atendimentos.
- Designações e nomenclaturas e entendimento da operacionalização dos
cadernos e das atividades a serem desenvolvidas. ( lâmina)
- Calendário e sistemática das oficinas. Até julho teremos 6 oficinas, ou
seja, estudos com apresentações aqui no Cedup. Sendo duas oficinas
para cada TP. ( lâmina)
- Questionamentos diversos.
1ª. Parte : Salão nobre
1. Abertura
2. Composição da mesa, hino...
3. Apresentação do curso pela coordenadora
4. Apresentação dos formadores.
5. Orientações gerais e metodológicas do curso.
-----------------
2ª. Parte: Nas salas de aula:
6. Apresentação da turma ( dinâmica dos três nós), sendo que o professor se
apresenta por último, anotando os pontos importantes.)
7. Apresentação mais detalhada do Gestar II. ( lâmina.)
8. Apresentação dos cadernos. Cada cursista receberá:
Um guia geral ( orientações gerais).
Um caderno do professor..( Orientações específicas de aplicação ...)
Um TP ( Caderno de Teoria e Prática).
Um AAA ( versão do professor ) e
Um AAA ( versão do aluno).
( O guia e o caderno do professor são únicos, já os TPs e o AAAs, ou
seja os três últimos cadernos contém unidades diferentes de 1 a 6.)
9. Outras explanações sobre o andamento do curso;
- Leitura do Guia Geral, páginas 14, 15, 16 e 17.
- Cada professor escolherá uma turma de 5ª. a 8ª. série para aplicar o
programa.
- Disponibilizar o e-mail e o blog do formador.
- Anotar o e-mail de cada formador. Solicitar que os cursistas observem
seus e-mails e respondam o recebimento, podendo usar este artifício
para fazer questionamentos e observações.
- Processo de avaliação ( do professor e dos alunos)
- Frequência.
- Local dos encontros presenciais e dos atendimentos.
- Designações e nomenclaturas e entendimento da operacionalização dos
cadernos e das atividades a serem desenvolvidas. ( lâmina)
- Calendário e sistemática das oficinas. Até julho teremos 6 oficinas, ou
seja, estudos com apresentações aqui no Cedup. Sendo duas oficinas
para cada TP. ( lâmina)
- Questionamentos diversos.
10 Orientações diversas para a primeira oficina
Tarefa:
- Todos deverão ler: o TP 3 ( Unidade 9) páginas 13 e 14.
- Divisão da sala em três grupos, sendo que cada equipe lê uma seção,
faz
As atividade e desenvolve o ‘’avançando na prática’’ com a turma que
escolher para aplicar o programa e, se houver possibilidade, escolher
uma das 8 aulas para aplicar com os alunos..
- Elaborar plano de aula sucinto, anotando os pontos positivos e
negativos, alterações feitas, resultados alcançados,etc.. Este plano
deverá ser socializado pela equipe no próximo encontro e o plano
deverá ser entregue ao professor.
10. Tarefa: Ler as unidades pares do TP 3 e resolver as atividades das
unidades ímpares, pois as unidades pares serão resolvidas em nosso
próximo encontro.
As atividade e desenvolve o ‘’avançando na prática’’ com a turma que
escolher para aplicar o programa e, se houver possibilidade, escolher
uma das 8 aulas para aplicar com os alunos..
- Elaborar plano de aula sucinto, anotando os pontos positivos e
negativos, alterações feitas, resultados alcançados,etc.. Este plano
deverá ser socializado pela equipe no próximo encontro e o plano
deverá ser entregue ao professor.
10. Tarefa: Ler as unidades pares do TP 3 e resolver as atividades das
unidades ímpares, pois as unidades pares serão resolvidas em nosso
próximo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário